A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, vai participar na próxima segunda-feira (20/11) de uma reunião no Conselho de Segurança da ONU. Dilma vai discursar por videoconferência.
O principal ponto a ser debatido é o desenvolvimento como ferramenta para promoção da paz e a manutenção da segurança internacional. Além da ex-presidente do Brasil, também devem discursar na sessão o economista americano Jeffrey Sachs e o secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Leia mais:
Israel ignora pausas humanitárias da resolução da ONU e continua embate contra o Hamas
ONU aprova resolução de Malta sobre a guerra
Em documento distribuído para as delegações, a liderança do Conselho destacou que o órgão tem responsabilidade de tomar ações imediatas diante dos desafios de segurança global, mas também precisa contemplar as soluções de longo prazo para lidar com as origens dos problemas.
Segundo matéria publicada pela CNN Brasil, no encontro também serão exploradas novas orientações para instituições financeiras internacionais, como o NDB, para garantir o acesso equitativo a financiamentos e o rompimento dos ciclos de pobreza e conflitos.
Dilma Rousseff foi eleita em 2023 e assumiu a presidência do NDB em março, também conhecido como Banco dos BRICS, com sede em Shanghai, na China. Ela fica no cargo até 2025.