Após uma semana de calor intenso em várias regiões, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades em parte do país. Alguns temporais terão rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Ao todo, 17 estados e o Distrito Federal devem sofrer os impactos climáticos.
Os alertas referentes a tempestades para o fim de semana abrangem boa parte do Brasil. Os avisos do Inmet se dividem em duas categorias: “perigo potencial” e “perigo”.
Perigo potencial: o risco é de chuvas intensas. Nesse cenário, o volume acumulado pode chegar a 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h. Há baixo risco para corte de energia, queda de árvores e alagamentos.
Veja quais são:
- Amazonas
- Roraima
- Pará
- norte do Tocantins
- sul do Maranhão
- Piauí
- Bahia
Perigo: O aviso é para tempestades. A previsão é que, nas regiões sob esse alerta, o volume de chuvas atinja 100 milímetros por dia no fim de semana. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo.
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- sul do Espírito Santo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Distrito Federal
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Leia mais:
Vídeos: Temporal com granizo em SP causa alagações e falta de energia
VÍDEOS: Temporais em Santa Catarina deixam dois mortos, enchentes e estragos
No domingo (19/11) e segunda-feira (20/11), pode ocorrer o maior volume de chuvas já registrado na capital paulista, no Vale do Paraíba e no litoral de SP; no Sul e zona da mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
As tempestades previstas são resultados do calor forte e do aumento da umidade. As regiões atingidas chegaram a registrar 40 °C na semana.