OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Condenado por tráfico e líder de facção foge a caminho de prisão domiciliar, no AM

Participe do grupo ONDA POLICIAL

Publicado em:

- Anúncio -

Alex da Silva Viana, conhecido como “Sheik” ou “Alex Colombiano”, fugiu na madrugada desta quinta-feira (16/11), horas após ter a prisão preventiva convertida em prisão domiciliar pelo Juiz plantonista de Tefé, Alex Jesus de Souza. O homem estava cumprindo pena de 20 anos no Centro de Detenção Provisória (CDPM1).

“Sheik” saiu da prisão com uma tornozeleira eletrônica, por volta das 17h, desta quarta-feira (16/11), deveria ter ido para sua residência, localizada no condomínio Portinari, bairro Tarumã, Zona Oeste. Ao invés disto, ele o rompeu o acessório e fugiu.

Saiba mais:

Homem é encontrado morto no porta-malas de carro em Manaus

Horas depois, a desembargadora plantonista Onilza Abreu Gerth, revogou (negou) o alvará de soltura do criminoso. “Comunique-se, com urgência, o Juízo de primeiro grau acerca da presente decisão, para tomar as medidas necessárias ao recolhimento do alvará de soltura expedido”, determinou a magistrada.

Para a polícia, não há dúvidas de que tudo já estava planejado. Desde a quinta-feira (16), o homem está sendo procurado em todo estado.

Conforme a 1ª Promotoria de Tefé, representada pelo advogado, Thiago de Melo Paulo Freire, a defesa do traficante solicitou que fosse concedida a prisão domiciliar para o homem alegando tratamento de saúde.

“Analisando os documentos juntados pela defesa, constata-se inexistir laudo médico atualizado que comprove a narrativa trazida pela Defesa de que o acusado estaria acometido de doença renal (pedra na vesícula)”, disse o promotor em um dos seus recursos.

De acordo com Thiago, o pedido de prisão domiciliar, não deveria ter sido feito pelo plantonista, que não tem competência para apreciar esse pedido.

O MP, assim que teve conhecimento da decisão, por meio de Thiago de Melo, prontamente interpôs recursos contra a decisão do magistrado. A primeira em sentido estrito, perante o juízo do primeiro grau, outra cautelar inominada, no segundo grau.

Conforme o promotor, a desembargadora plantonista Onilza acolheu o pedido do MP, para que fosse revogada a decisão que concedeu a prisão domiciliar e expedido novo mandado de prisão. Alex Colombiano fugiu antes do efetivo policial dar cumprimento ao mandado de prisão.

Segundo o Ministério Público, Alex Colombiano integra a organização criminosa Comando Vermelho (CV) e é considerado um dos maiores traficantes de drogas da Amazônia. Ele ganha a vida no setor de transporte fluvial para esconder os lucros do tráfico de drogas na Tríplice Fronteira. Segundo a polícia, Alex Colombiano era um traficante disfarçado de empresário.

Ainda conforme autoridades, Alex Colombiano tinha ligações diretas com os produtores de cocaína e maconha da Colômbia, e essas ligações eventualmente lhe valeram o apelido de “Alex Colombiano”. Na organização criminosa, destacou-se como um dos principais fornecedores de drogas, e foi “promovido” a um 10 consultores de CV no Amazonas graças ao seu conhecimento em lavagem de dinheiro.

Antes de ser preso, o homem usava sua empresa Viana Transporte e Logística de Cargas para lavar dinheiro de drogas e financiar atividades criminosas, incluindo um ataque a um veículo da Polícia Civil em frente ao Fórum Henoch Reis, em janeiro de 2022. No fato o grupo armado ligado a facção Comando Vermelho (CV) matou um dos líderes da facção criminosa Revolucionários do Amazonas (RDA).

Alex Colombiano foi preso pela Polícia Federal em maio de 2022, na calha do rio Japurá, com 195 quilos de droga. A mesma estava escondida na embarcação Rebouças Júnior de sua propriedade.

Na casa dele foram encontradas diversas armas de fogo e documentação apontando possível lavagem de dinheiro, uma vez que o traficante possui acumulo de bens incompatíveis com a movimentação da empresa em que é proprietário.

*Com informações da A Crítica

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -