Na tarde desta quinta-feira (16/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou pelo telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, de acordo com a nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa foi para agradecimento da repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza.
A nota diz ainda que na conversa, que durou cerca de 40 minutos, o governo brasileiro informou ao presidente israelita que aguarda a definição dos critérios a serem estabelecidos por Israel e Egito para preparar uma nova lista de brasileiros e seus parentes palestinos que queriam deixar Gaza.
O Itamaraty se preocupa com o grau de parentesco a ser aceito numa nova relação. Há dúvidas, por exemplo, se parentes de segundo grau dos brasileiros serão autorizados a deixar Gaza.
Leia mais:
Gaza enfrenta fome generalizada e colapso de abastecimento, afirma ONU
Clínica troca procedimento e paciente acorda com silicone nos seios e glúteo
No início da semana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu que as embaixadas do Brasil nos dois países, além da Palestina, colham informações a respeito de quais serão exigências para a saída de cidadãos da região.
A nota oficial do governo diz que Lula ouviu do presidente de Israel “que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez”.
Segundo a CNN, mais de 60 pessoas já demonstraram interesse em serem repatriadas para o Brasil.
*com informações CNN Brasil