Na manhã desta quinta, 16/11, o governador Wilson Lima acompanhou a etapa final do processo de contratação de 1.721 profissionais de enfermagem que se cadastraram previamente em edital de convocação do Governo do Amazonas. O atendimento aos selecionados ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, no dia de hoje e nesta sexta, 17/11.
Segundo o governador, com essas contratações, o serviço hoje prestado por empresas terceirizadas passará a ser executado por profissionais que farão parte do quadro de funcionários temporários do Estado a partir de 1º de dezembro. Em seu pronunciamento, Lima disse:
“Estamos dando um passo importante. A gente tem trabalhado para melhorar a saúde e ela só melhora se a gente der, também, condições para quem está na ponta, se a gente der condições para o trabalhador. E a partir de 1º de dezembro, vocês (enfermeiros) efetivamente fazem parte do quadro do Estado do Amazonas e é compromisso do governador: o salário não vai mais atrasar”.
Leia mais:
Municípios do interior do Amazonas vão receber R$ 57 milhões para recuperação viária
Câmara aprova piso salarial de enfermeiros em primeiro turno
Nesta etapa final, os enfermeiros, que vão atuar em unidades de saúde da capital, farão a assinatura do contrato temporário que tem duração de até dois anos, com possibilidade de prorrogação por uma única vez pelo período de um ano. Com a vinculação direta à folha de pagamento da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), os profissionais passam a receber seus salários em dia.
São priorizados nesse processo de contratação enfermeiros que atuavam na rede estadual de saúde por meio de empresas terceirizadas, e profissionais contratados de forma temporária por conta da pandemia de Covid-19 e que já tiveram seus contratos encerrados.
O processo de contratação começou com a convocação, por meio do edital 01/2023 – SES-AM, publicado em 27 de outubro de 2023. Os profissionais se cadastraram e apresentaram, através do aplicativo Sasi, os documentos exigidos em edital, entre os dias 1 e 10 de novembro. Agora, no Vasco Vasquez, foram disponibilizados 40 guichês para o atendimento, além do suporte da equipe jurídica.
A contratação está autorizada pela Lei 6.472, de outubro deste ano, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e, também, pelo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) 01/2023 firmado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). A contratação também atende a demanda da categoria. O edital de convocação 01/2023 – SES-AM pode ser conferido no link: https://www.saude.am.gov.br/concurso-ses-am/.