O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, anunciou nesta quinta-feira (16/11) que fechará no sábado (18/11) quatro dos nove pontos de passagem em sua fronteira com a Rússia para conter um fluxo de requerentes de asilo para o país nórdico.
“O governo decidiu hoje que a Finlândia fechará alguns pontos de passagem da fronteira oriental. A fronteira oriental para essa parte fechará na noite entre sexta-feira e sábado”, disse Orpo para imprensa.
De acordo com as informações do presidente finlandês, as quatro travessias ficam todas no sudeste da Finlândia e normalmente são os pontos de viagem mais movimentados entre os dois países.
Leia também:
Mísseis russos matam civis na Ucrânia após atingirem área residencial, diz polícia local
Ucrânia anuncia que tem sofrido ataques intensos e com drones das tropas russas
Orpo disse também que um aumento no número de requerentes de asilo que chegam à fronteira oriental do país parecia ser uma vingança russa pela cooperação de defesa da Finlândia com os Estados Unidos.
A Finlândia, um país da União Europeia (UE), compartilha uma fronteira de 1.340 km com a Rússia, que também serve como fronteira externa da UE, porém, sua adesão à aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após décadas de não alinhamento, irritou Moscou.
Requerimentos
Segundo as informações dos guardas de fronteira da Finlândia, esta semana, dezenas de requerentes de asilo de países como o Iraque, o Iémen, a Somália e a Síria chegaram todos os dias através da Rússia.
Nesta quinta (16/11), o número acumulado de chegadas desde setembro é de 280 requerentes de asilo, de acordo com a Autoridade da Guarda de Fronteira.
A partir de sábado (18/11), os requerentes de asilo que cheguem através da Rússia, só poderão entregar os seus pedidos em duas passagens da fronteira norte, disse o governo.
Cerca de 3.000 pessoas utilizam diariamente as passagens da fronteira sudeste da Finlândia.
*com informações Reuters