O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite desta terça-feira (14) o gabarito oficial do Enem 2023, junto com o Caderno de Questões. As informações estão disponíveis no portal do Instituto na página “Provas e Gabaritos” do Enem.
No último domingo (12), a antecipação da data foi anunciada durante uma entrevista coletiva do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto, Manuel Palacios, logo após o segundo dia de aplicação do Enem. Conforme o edital da prova, ele só seria liberado em 24 de novembro.
Vale ressaltar que o gabarito do Enem só mostra a quantidade de acertos e não indica as notas finais de cada participante. As notas só saem a partir de 16 de janeiro de 2024, pelo Portal do Participante.
Reaplicação do Enem
Quem quiser solicitar a reaplicação do Enem deverá fazer o pedido na Página do Participante até a próxima sexta-feira (17). As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para quem foi alocado em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
Leia mais:
Enem 2023: segundo dia de provas tem questão anulada, 2 mil eliminações e 32% de faltosos
ENEM 2023: PF identifica oito suspeitos de vazar imagens do 1º dia do Enem
Para ser considerado válido para análise, o documento deve conter os seguintes dados: Nome completo do participante; Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).