O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza, no domingo (12), na Base Aérea de Brasília. O grupo de 33 brasileiros e seus familiares palestinos que está na Faixa de Gaza foi autorizado a deixar o território pouco mais de um mês depois dos ataques do Hamas a Israel.
Segundo auxiliares, Lula já havia avisado que faria o gesto antes mesmo da confirmação de que o Brasil estará na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos. A lista de estrangeiros que deixarão a Faixa de Gaza foi divulgada nesta quinta-feira (9), com o nome de 33 brasileiros e familiares. Eles sairão pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. A informação é da CNN.
Leia mais:
Brasileiros são confirmados em lista para deixar Gaza nesta sexta (10)
Candidato à presidência da Argentina, Milei chama Lula de “corrupto”; Planalto ignora
Durante todo o processo da intensa negociação diplomática para que o grupo pudesse deixar a região do conflito entre Israel e Hamas, Lula fez questão de falar pelo telefone com os brasileiros que estão em Gaza e se comprometeu a trazê-los de volta ao Brasil.
Lula também falou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina, numa soma de esforços de seu governo para garantir que os brasileiros pudessem deixar a região.
As autoridades brasileiras estão trabalhando para que a aeronave da Presidência da República deixe o Egito rumo ao Brasil no sábado (11). A expectativa é que o desembarque em Brasília aconteça na manhã de domingo (12). O roteiro inclui três paradas técnicas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife, já no Brasil.
O grupo de brasileiros está dividido entre dois locais: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis.