O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), informou nesta quarta-feira (8) que a passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi fechada por motivos de segurança. A fronteira, no Sul da Faixa de Gaza, tem sido buscada por estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro para saírem da área de conflito.
Segundo publicado no Metrópoles, representante do governo norte-americano, Vedant Pate, não entrou em detalhes sobre o que motivou o fechamento da passagem e se limitou a dizer que teria ocorrido por motivos de segurança.
“Isso é algo que continuaremos a trabalhar em parceria com o governo do Egito e com o governo de Israel, no sentido de garantir uma passagem segura para mais cidadãos americanos e com dupla-nacionalidade saírem [da Faixa de Gaza]”, afirmou a jornalistas.
Pate ainda informou que o governo norte-americano espere que a passagem volte a ser aberta, assim que essas circunstâncias que levaram ao fechamento sejam resolvidas.
Leia mais:
VÍDEO: Aumenta o número de palestinos que fogem do norte de Gaza
Israel declara “responsabilidade de segurança” por Gaza após o fim da guerra
Apenas têm autorização para cruzar a fronteira aquelas pessoas cujos nomes constam em uma lista elaborada por autoridades do Egito e de Israel, divulgada a cada dia.
Até o momento, centenas de nomes foram liberados, porém, nenhum brasileiro teve autorização para ultrapassar para outra região. Havia expectativa que o grupo de compatriotas entrasse no Egito nesta quarta. Até o momento, o Itamaraty não se manifestou.
*com informações Metrópoles