No último fim de semana, em alguns bairros de Manaus foi observado um fenômeno incomum para a nossa região: uma tempestade de areia acompanhada de fortes rajadas de ventos.
Veja vídeos da tempestade abaixo, gravados por moradores de Manaus:
A Onda Digital conversou com especialistas para entender as causas desse fenômeno, que está relacionado à estiagem histórica observada atualmente no Amazonas.
Leia mais:
Seca faz reaparecer ruínas de forte do século 18 em Tabatinga (AM)
Chuva desde a madrugada desta terça (7) coloca Manaus em risco moderado
Francisco Assis, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), correlaciona a seca e os fortes ventos com a formação desta tempestade:
“Esse fenômeno ocorre quando esta vários dias sem chuva, temperatura elevada, prepara-se pra uma mudança no tempo, forma-se a condição de temporal, os ventos mais frios descem da atmosfera e levanta muita poeira da superfície formando tempestade de areia ou de poeira, pra ocorrer a chuva, as vezes não”.
A seca atual é explicada pela ação do El Niño, que provoca um aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e altera a dinâmica do clima em algumas regiões. Mas cientistas também apontam o aquecimento global como responsável pela estiagem anormal experimentada no estado.
Andrea Mendes, também meteorologista do Inmet, detalhou as condições para a formação de tempestades de areia. Ela disse:
“Tempestades como essa acontecem quando o solo está muito seco. É o que tem acontecido nos últimos meses, apesar de temos tido algumas poucas chuvas recentemente. Tempo muito quente e seco favorece a redução hídrica no solo, e qualquer vento mais forte, mesmo rajadas, acaba fazendo com que haja a suspensão dessas partículas para o ar.
Rajadas de vento se dão quando a velocidade fica acima de 40 km/h. É o popular vendaval. Além disso, a chuva está bem abaixo da média: o acumulado em Manaus nos últimos dois dias está em 48,2 mm (até o momento). Isso corresponde a cerca de 26% do esperado para o mês, e a previsão no decorrer da semana e final de semana é de céu com muitas nuvens com pancadas de chuvas, com trovoadas e rajadas de vento”.