Dois dos 34 brasileiros que estão presos na Faixa de Gaza, disseram à CNN que poderão deixar o local nesta quarta-feira (8). O grupo teria sido informado hoje (7) que estão permitidos a atravessar a fronteira com o Egito.
Hasan Rabee é um dos 34 a serem repatriados pelo governo brasileiro. Ele afirmou por meio de uma rede social que recebeu a notícia de que há chances de o grupo deixar Gaza em breve. Até agora nenhum dos brasileiros-palestinos, e seus familiares, tiveram autorização para deixar a área do conflito.
Os brasileiros não foram os únicos que não tiveram os nomes na lista de autorização para atravessar a fronteira e isso tem gerado uma grande discussão de que Israel e o Egito tem usado “critérios políticos” para fazer a “separação e liberação” das pessoas de várias nacionalidades que estão presas lá.
Leia mais:
Israel declara “responsabilidade de segurança” por Gaza após o fim da guerra
Número de mortos em Gaza já ultrapassa 10 mil
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3), ter conseguido com o chanceler de Israel a liberação dos brasileiros, porém, no sábado (4), o Embaixador de Israel no Brasil culpou o Hamas por estar “atrasando” a saída dos mesmo e garantiu que estava fazendo todo o possível para autorizarem.
“O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas (…) O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível”, informou a embaixada em nota.