Após quebrar vários recordes de dias quentes no ano e com o agravo da segunda ‘onda’ de fumaça, Manaus teve a terça-feira (7) marcada por uma chuva contínua que já dura mais de cinco horas. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade está em alerta de “risco moderado”.
Saiba mais:
VÍDEOS: Após três dias consecutivos de fumaça, chuva chega em Manaus
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) o bairro mais atingido de Manaus atingido pela chuva foi a Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, com índice pluviométrico de 72,94 mm.
Outras áreas da cidade também foram afetadas pela chuva como: Jorge Teixeira, com 69,83 mm; Mauazinho, com 61,44mm; igarapé do Mindu59,00mm, e Puraquequara 39,39mm.
O meteorologista e consultor climático do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, explica que a chuva é considerada normal quando varia entre 15 mm e 30 mm em 24 horas. A partir de 50 mm é chuva intensa, caracterizando faixa de risco laranja, com emissão de sinais de alerta como aconteceu quinta-feira. A chuva é considerada anormal acima de 100 mm por dia e anormal algodão ser for mais de 150 mm por dia.
De acordo com dados do Inmet, a capital amazonense segue em alerta de ‘Perigo Potencial’, iniciado na terça-feira (6). Manaus segue na categoria de classificação amarela, que indica cutela, quando há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Conforme o Boletim do Inmet, as chuvas podem variar de 30 mm/h ou até 50mm/dia, com ventos intensos chegando até 60 km por hora.
Ocorrências
Segundo a Defesa Civil, o nível de precipitação na cidade até as 08h30 era de 30 mm. A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, informa que as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estão nas ruas em atendimento às três ocorrências registradas na capital, nas primeiras horas desta terça-feira, 7/11, após chuva iniciada na madrugada.
Foram registradas, até as 8h30 desta terça, duas ocorrências, na zona Norte, de risco de tombamento, sendo a primeira no bairro Santa Etelvina, e a segunda no bairro Cidade Nova; além de uma terceira, de deslizamento, no bairro Armando Mendes, zona Leste.
Uma árvore tombou na rua Wilkens de Matos, próximo ao Fórum Mário Verçosa. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local para orientar condutores. Agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulps) foram acionados para retirar a árvore
A última chuva registrada em Manaus aconteceu no dia 22 de outubro, porém não foi tão intensa quanto nesta terça-feira.