29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

MEC garante renegociação de dívidas do Fies a partir de terça (7), diz ministro

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se na manhã desta segunda-feira (6) com o ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Eles discutiram como será feito o atendimento das renegociações de dívidas do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Camilo garantiu que as negociações têm início nesta terça-feira (7).

“A preocupação do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] é a gente realizar essas renegociações o mais rápido possível. Portanto, a partir de amanhã, as agências da Caixa e do Banco do Brasil já poderão receber esses clientes do Fies”, afirmou Camilo após se reunir com o chefe do Executivo.

O Projeto de Lei (PL) para a retomada de obras inacabadas na educação e na saúde, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (1º), estabelecia também a possibilidade de renegociação de dívidas de cerca de 1,8 milhão de estudantes do Fies.

“Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir deste mês”, declarou.

A medida facilita a amortização para estudantes com contratos assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. Segundo o ministro da Educação, o total de dívidas contempladas pela iniciativa chega a até R$ 54 bilhões, que poderão ser renegociadas com condições muito favoráveis, podendo chegar ao desconto de 99% do valor principal e 100% dos juros de multa.


Leia mais:

MEC descarta cancelamento do Enem após suposto vazamento de imagens

Desenrola Brasil já renegociou R$ 22,5 bilhões em dívidas, diz governo


“Você pode pagar 1% da dívida, dependendo da condição que ela esteja”, explicou o ministro. De acordo com ele, a resolução com todas as informações sobre o atendimento deve ser publicada do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda-feira (6), para que os trabalhos já comecem amanhã (7).

Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023 podem ter ainda desconto de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista ou em parcelamento de até 150 prestações.

Já os estudantes inscritos no CadÚnico com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida. Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.

Nesses últimos 2 casos, o pagamento poderá ser feito à vista ou parcelado em 15 prestações.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -