O ex-ministro da Defesa na administração de Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, será convocado a prestar depoimento em uma ação movida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem o potencial de resultar na declaração de inelegibilidade do senador Hamilton Mourão. A informação é da coluna do jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles.
Leia também:
Apoiadores de Jair Bolsonaro convocam boicote a filme de Lázaro Ramos por apoio a Lula em 2022
Essa ação se concentra na suspeita de que apoiadores do presidente Bolsonaro trabalharam para transformar as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil em 2022 em um evento eleitoral. Além de Hamilton Mourão, a investigação também envolve o empresário Luciano Hang, que subiu ao palco ao lado de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, o ruralista Antônio Galvan, entre outros.
Na semana passada, Bolsonaro foi condenado em outra ação relacionada ao bicentenário, que avaliou o uso da máquina pública para promover o evento. Neste caso, a investigação se concentra em indivíduos que auxiliaram na promoção do evento.
O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, ordenou o depoimento de Paulo Sérgio Nogueira, uma vez que os eventos oficiais naquele dia foram organizados pelas Forças Armadas.