O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), registrou uma taxa de faltosos de 44% no Amazonas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, ainda não informou o número absoluto de participantes da edição. Isso porque, as estatísticas divulgadas dizem respeito a 98,3% dos dados apurados até o momento.
Saiba mais:
Tema da redação do Enem 2023 vai ganhar política nacional em 2024
Para o supervisor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Fernandes de Lima Júnior, o primeiro dia de provas do Enem 2023 no Amazonas, no geral, ocorreu tranquilamente.
“De forma geral, a aplicação foi um sucesso. Nós tivemos alguns casos tratados a tempo, que não tiveram nenhum impacto dentro da aplicação. Uma ótima estrutura aqui no estado, que a Secretaria de Segurança disponibilizou para todos os envolvidos nesse processo”, declarou.
No horário local, o exame iniciou às 12h30 e terminou às 18h. Realizado em 57 municípios do Estado (incluindo a capital Manaus), o certame, neste ano, recebeu 93.692 inscrições e foi aplicado em 200 locais
Na coletiva de imprensa após o primeiro dia do Enem, o ministro da Educação destacou que o número de inscritos na prova deste ano superou em quase 500 mil a quantidade da edição de 2022.
“É um esforço que o governo tem feito para que os nossos jovens realizem o Enem e mantenham a construção do sonho de fazer a universidade”, afirmou.