28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Inep aciona PF por fotos das provas do Enem em redes sociais antes do permitido

Publicado em:

- Anúncio -

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal na tarde deste domingo (5) para investigar a divulgação de imagens de dois cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.

É possível que sejam dois casos diferentes, já que a suposta prova completa é do caderno rosa e o primeiro caso é do branco. Uma das fotos que tem circulado na internet mostra a página onde consta o tema da redação do Enem 2023 “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e os textos de apoio.

Pelas postagens, não é possível identificar se a imagem foi capturada antes ou depois do começo da aplicação das provas, que tiveram início às 13h30 no horário de Brasília.

No entanto, às 15h30 já circulava imagens de todas as páginas da prova, durante a execução do exame. Pelas regras do Enem, os participantes não podem utilizar smartphones ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante o exame.


Leia mais:

Jovem esquece de desativar alarme e é eliminado do Enem 2023 após celular tocar dentro de sala

Redação do Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher


 

Uma das imagens reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto.

Ao fim do dia, após o encerramento do Enem foi possível verificar que as imagens compartilhadas eram idênticas aos cadernos rosa e branco, de questões do exame.

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações das provas, a PF é acionada para investigar as suspeitas.

Professores afirmam que é a primeira vez que fotos de uma prova completa circulam antes do momento em que os candidatos podem sair com o caderno de questões.

Em 2019, um aplicador de provas vazou a foto de uma página também da redação. Na época, segundo o então ministro, Abraham Weintraub, não houve dano nenhum por conta do vazamento.

O caso mais grave de vazamento aconteceu em 2009. Naquele ano, o Ministério da Educação foi obrigado a cancelar a prova e a remarcar o exame com dois meses de atraso após ser totalmente refeito. Parte das universidades que usariam o resultado nos processos seletivos desistiram de contar com a nota. Envolvidos no vazamento foram indiciados.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -