Em Rio Branco, no Acre, um jovem de 20 anos que estava quase realizando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi eliminado porque esqueceu de desativar o despertador do celular e o aparelho tocou em sala de aula. Geovane do Nascimento Gomes contou ao portal G1 Acre que desligou o celular e o colocou dentro do porta objetos. Porém, o alarme estava ativado. “Aí ele pegou e ligou sozinho e acabou me eliminando”.
O incidente que levou à eliminação de Geovane ocorreu no momento em que o estudante completava o gabarito da prova. “Estava concluindo o meu gabarito e ia partir para a redação. Aí tocou no exato momento e foi isso”, relata o jovem, que tentava Enem pela primeira vez e saiu da sala acompanhado por uma fiscal.
Geovane Gomes quer fazer o curso de administração. “Agora é esperar ou tomar uma iniciativa privada e fazer uma particular, talvez”, disse.
Leia mais:
Enem: Lula visita Inep e garante que alunos não serão prejudicados
Redação do Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher
Amazonas
Neste domingo (5), em Manaus, foram aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Com o fuso horário diferente de Brasília, a aplicação das provas iniciou, às 12h30; os portões fecharam às 12h. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (12).
São 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação em 57 municípios do Amazonas que tem mais de 92 mil inscritos no exame, número superior ao registrado no ano passado, quando o Enem recebeu 79 mil inscrições, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
*com informações do G1