Na madrugada deste sábado (4), Manaus, que já vinha encoberta de fumaça nos últimos dias, ficou ainda mais “esfumaçada”. Por volta de 1h, a capital amazonense voltou a ficar totalmente encoberta, seguiu pela madrugada e ainda era visível pela manhã. Segundo o aplicativo ‘Selva’, da Universidade do Estadodo do Amazons (UEA), a qualidade do ar é considerada como ‘péssima’. Veja:
O aplicativo, que categoriza a qualidade do ar como ruim entre 125 e 160, registrou que por volta das 8h da manhã, o índice atingiu 500 em diversas áreas urbanas. Essa medição é classificada como ‘Perigoso’.
Leia também:
Santarém, no Oeste do Pará, fica encoberta por fumaça
Wilson Lima diz que focos de incêndio no AM diminuíram e que fumaça está vindo do Pará
Por meio de nota o Governo do Amazonas disse que o fenômeno é causado por queimadas ocorridas no estado do Pará e, em menor intensidade, na Região Metropolitana de Manaus. O executivo estadual afirmou ainda que, com a baixa precipitação, a massa de calor sobre Manaus deve continuar a interferir na qualidade do ar para os próximos dias, uma vez que partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições.
Procurado pela reportagem, o Governo do Pará disse que não tem confirmação de que a fumaça em Manaus seja proveniente do território paraense. A Secretaria de Meio Ambiente do estado do Pará informou que com o El Niño, o Pará enfrenta período de poucas chuvas e seca. A pasta ainda reforçou que o efetivo as ampliou ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.