O resultado da pesquisa realizada pelo instituto Atlas Intel aponta a vitória de Javier Milei com 52% contra 48% de Sérgio Massa de votos válidos para o segundo turno da eleições na Argentina que acontece no próximo dia 19 de novembro.
O presidente do instituto, Andrei Roman, declarou que a diferença entre os dois está diminuindo e já chegou a sete pontos em pesquisas internas anteriores.
“Não é o mais provável por conta da polarização, mas pode virar até a eleição. A diferença a favor de Milei é pequena o suficiente para o Massa ganhar por uma margem estreita”, disse Roman.
De acordo com as informações do presidente do instituto de pesquisa, mau desempenho do governo peronista, que representa um desastre econômico, explica a preferência por Milei.
Massa é o ministro da Economia. A campanha dele, no entanto, vem desconstruindo a figura de Milei, mostrando o candidato como descontrolado psicologicamente.
O Atlas foi o único instituto de pesquisa que previu a vitória de Massa no primeiro turno e nesta pesquisa aponta que os argentinos veem em Milei o candidato mais preparado para combater a violência, reduzir a corrupção e gerar emprego.
Já Massa é o mais capaz de defender as instituições democráticas e os direitos humanos, até por conta das polêmicas declarações de Milei em defesa da ditadura militar da Argentina.
Primeiro turno
O resultado das eleições da Argentina no último dia 22 de outubro, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa (centro-esquerda), obteve 36,55% dos votos, e o segundo colocado Javier Milei 30,06%. A a apuração foram de 96,51% das mesas eleitorais.
*com informações CNN Brasil