A sexta-feira (3), pós-feriado de Finados, foi de mais um dia em que Manaus amanheceu encoberta pelas fumaças provenientes de queimadas na região. Com isso, a qualidade do ar voltou a ficar comprometida.
Saiba mais:
Manaus volta a ficar coberta de fumaça, e AM registra mais de 200 focos de queimadas em um dia
De acordo com o Índice de Qualidade do Ar (AQI), Manaus está classificada como a cidade do Brasil com o ar mais poluído, em tempo real, na manhã desta sexta.
De acordo com o AQI, no início da manhã, por volta das 9h, a qualidade do ar em Manaus chegou a 200, o que significa, pouco saudável, o que pode ser prejudicial para crianças, mulheres grávidas e idosos.
Queimadas no Amazonas
Manaus vem sofrendo com os efeitos das fumaças de queimadas. De acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas voltou a registrar mais de 200 focos de queimadas nos dias 29/10 e 30/10.
Nos dois dias, fora 243 focos de queimadas no total, e dentre os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), os que mais tiveram registros de queimadas foram: Presidente Figueiredo (17), Autazes (14), Careiro da Várzea (13), Careiro (12), Itacoatiara (10) e Rio Preto da Eva (2).
A última vez que o estado registrou um número de queimadas superior a 100 em um único dia foi em 10 de outubro. Na época, Manaus sofria com a “primeira onda” de fumaça. Ainda de acordo com o Inpe, o mês de outubro registrou o maior número de queimadas para o período em 25 anos. Foram quase 4 mil focos no mês, cujo total de registros ainda não se encerrou.
Situação de emergência
De acordo com a Defesa Civil do Amazonas em novo boletim divulgado nesta quarta-feira (1º), todos os 62 municípios do estado agora estão em estado de emergência devido à seca histórica.
Segundo o órgão, mais de 600 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem em todo o estado.