O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensk, publicou em sua rede social X (antigo Twitter), nesta quarta-feira (1º) sobre encontro com a delegação de conselheiros na Segurança Nacional e de Política Externa, para discutirem sobre a implementação da Fórmula da Paz, único plano capaz de restaurar a paz ao povo ucraniano, segundo seus membros.
“reconhecemos que mesmo num momento difícil de agravamento da situação em várias regiões do mundo, o número de participantes na reunião de conselheiros aumentou e eles estão prontos para se reunirem em torno das propostas da Ucrânia para acabar com a guerra e alcançar uma paz justa e sustentável”, escreveu Zelensky.
Leia também:
Casa Branca acusa Rússia de ameaçar soldados que não cumprem ordens contra a Ucrânia
VÍDEO: Repatriados da Cisjordânia embarcaram para o Brasil nesta quarta (1º)
Fórmula da Paz
Nos dias 28 e 29 de outubro foi realizado o encontro entre conselheiros para a Segurança Nacional e de Política Externa, de 66 países, em Malta, localizado no sul da Europa.
Na reunião, os países participantes debateram cinco dos 10 pontos da Fórmula de Paz para a Ucrânia, e firmaram uma “declaração de base unificadora”, não só para Ucrânia mas para todos os países que estejam em conflito.
Nna ocasião, o chefe da delegação ucraniana, Andriy Yermak, explicou que “os grupos de trabalho desenvolveram planos” que “podem ser uma solução” não só para a Ucrânia, mas que pode ser aplicada onde quer que haja necessidade de proteger a paz e a justiça”.
A Rússia, que não foi convidada para a reunião, e a China, se recusou a participar.
*com informações EuroNews