Pelo quinto dia consecutivo, nesta segunda-feira (30), Manaus amanheceu encoberta por fumaça. Esse é o segundo ciclo do feômeno, em pouco tempo, que atinge a capital amazonense por conta de queimadas no período de seca histórica na região. O ar na cidade também ficou mais uma vez comprometido.
Saiba mais:
Manaus volta a amanhecer encoberta por fumaça no domingo, 29
Segundo o aplicativo que mede a qualidade do ar, Word Air Quality, a área mais atingida até o momento é a Zona Leste, chegando à 155 ug/m³. O ar nessa região está classificado como pouco saudável.
De acordo com o Sistema ‘Selva’, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Vila Buriti, o nível de poluição do ar está em 58,5, que conforme a tabela de nível de poluição do ar, está classificada em ruim.
Itacoatiara com o ar comprometido
Ainda conforme dados do aplicativo, Itacoatiara é o único município do Amazonas que está com a qualidade do ar péssima. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Taveira, a fumaça que encobre a capital do Amazonas e regiões é proveniente do estado do Pará e o fluxo de ventos traz as fumaças para o Amazonas.