29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Itamaraty confirma corte de comunicação com brasileiros em Gaza

Publicado em:

- Anúncio -

O Ministério das Relações Exteriores, afirmou nesta sexta-feira (27), que perdeu contato com os brasileiros em Gaza, devido o corte de comunicação na região. As ligações para os cerca de 30 cidadãos não completam, nem mesmo quando são feitas a partir de Ramallah, na Cisjordânia, segundo o Itamaraty.

“Lamentamos anunciar a interrupção completa de todas as comunicações e serviços de Internet com a Faixa de Gaza devido à agressão em andamento. Os intensos bombardeios da última hora destruíram as últimas rotas internacionais que ligavam Gaza ao mundo exterior, além das rotas anteriormente destruídas durante a agressão, o que levou à interrupção de todos os serviços das empresas de telecomunicações da amada Faixa de Gaza”, disse o comunicado do Itamaraty.

De acordo com os levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), 54% das linhas telefônicas já não estavam em operação e o corte na comunicação hoje (27) vai contra o apelo da entidade para a comunidade internacional, declarada em pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que “o sistema humanitário em Gaza está enfrentando um colapso total com consequências inimagináveis para mais de 2 milhões de civis”.

“À medida que os bombardeios se intensificam, as necessidades se tornam cada vez mais críticas e colossais”, disse.

“Cerca de 500 caminhões por dia estavam entrando em Gaza antes do início das hostilidades. Nos últimos dias, uma média de apenas 12 caminhões por dia tem entrado, apesar de as necessidades serem muito maiores do que em qualquer outro momento”, afirmou.

“Além disso, os suprimentos que entraram não incluem o combustível para as operações das Nações Unidas – combustível que também é essencial para alimentar hospitais, usinas de dessalinização de água, produção de alimentos e distribuição de ajuda”, declarou.

Segundo ele, dada a situação “desesperadora e dramática”, as Nações Unidas “não conseguirão continuar a distribuir a ajuda dentro de Gaza sem uma mudança imediata e fundamental na forma como a ajuda está chegando”.


Leia também:

VÍDEO: Ciclistas de Madri são atropelados durante manifestação pró-Palestina

VÍDEO: Hamas envia foguete para Tel Aviv provocando incêndio e ferindo três pessoas


O representante da ONU também discursou sobre o aumento da ajuda humanitária por Rafah, o cessar-fogo e a libertação de reféns para salvar vidas e evitar o colapso na região.

“O sistema de verificação do movimento de mercadorias pela passagem de Rafah deve ser ajustado para permitir que muito mais caminhões entrem em Gaza sem demora”, pediu.

“A miséria está crescendo a cada minuto. Sem uma mudança fundamental, o povo de Gaza enfrentará uma avalanche sem precedentes de sofrimento humano”, disse.

“Todos devem assumir suas responsabilidades. Este é o momento da verdade. A história está julgando todos nós”, completou.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -