29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

JAPÃO: Trabalhadores são atingidos por água radioativa em central nuclear

Publicado em:

- Anúncio -

Segundo agências internacionais, a Tokyo Electric Power (Tepco), empresa responsável pela Central Nuclear de Fukushima Daiichi, localizada no Japão, informou que quatro trabalhadores foram atingidos por água radioativa, ao realizarem limpeza nos canos do sistema da usina.

De acordo com os relatos do acidente, cinco trabalhadores em uma operação de limpeza nos canos de filtragem, que são utilizados para tratar a água da central, foram atingidos por um cano que se soltou acidentalmente e a água radioativa atingiu dois dos trabalhadores.

A empresa considerou baixa a probabilidade de queimaduras nos funcionários atingidos por exposição à radiação, mas por preocupação, manteve os acidentados hospitalizados.

A empresa confirmou que o estado dos dois trabalhadores hospitalizados é estável e eles permanecerão sob observação médica durante aproximadamente duas semanas para exames de acompanhamento.


Leia mais:

VÍDEO: Hamas envia foguete para Tel Aviv provocando incêndio e ferindo três pessoas

Casa Branca acusa Rússia de ameaçar soldados que não cumprem ordens contra a Ucrânia


 

Além disso, há suspeitas de que mais dois empregados possam ter sido contaminados durante a limpeza dos canos, mas isso ainda está sendo investigado pela Tepco.

Acidente nuclear de Fukushima

Em 11 de março de 2011 o noroeste da costa do Japão sofreu um terremoto de 8,9 graus de magnitude e sequencialmente um tsunami, atingindo a Central Nuclear. Devido ao terremoto foram ocasionadas explosões, superaquecimento e a tsunami fez com que o sistema de motor a diesel também parasse de funcionar gerando um gravíssimo acidente.

Não houveram mortos iminentes devido a radiação mas estima-se que muitos sofram os efeitos mesmo que a longo prazo pois 30 mil pessoas foram evacuadas dos arredores.

Outros vazamentos foram constatados, em 2013, de água radioativa no mar o que tornou a situação mas grave, devido a impossibilidade em mensurar o impacto ambiental do vazamento.

Diluição da radioatividade 

Na última segunda-feira (23), o Japão concluiu a segunda fase de liberação no mar das águas tratadas da Central Nuclear de Fukushima. Essas águas foram armazenadas por um longo período em tanques na unidade e passaram por tratamento para remover substâncias radioativas, exceto o trítio, que só é perigoso em altas concentrações, de acordo com especialistas.

O processo de diminuir os níveis de radioatividade para os limites permitidos, consiste em diluir a água radioativa com água do mar, o que foi aprovado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Com as operações de diluição de águas radioativas, a Tepco anunciou planos para realizar mais três operações semelhantes até março de 2024. No total, espera-se que mais de 1,3 milhão de metros cúbicos de água de Fukushima sejam gradualmente liberados no Oceano Pacífico, equivalente a 540 piscinas olímpicas.

*com informações O Antagonista

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -