Líderes da União Europeia que estão reunidos na Bélgica, demostraram suas preocupações sobre a deterioração da situação humanitária em Gaza e a dificuldade da ajuda para chegar aos necessitados por meio das medidas necessárias.
As medidas incluem corredores humanitários e pausas para necessidades humanitárias, afirmam os líderes. Eles também pediram acesso humanitário contínuo, rápido, seguro e sem entraves.
Leia mais:
Governo do Tocantins e União anunciam cooperação técnica para viabilizar Hidrovia Araguaia-Tocantins
Mãe expulsa os filhos de casa após decisão judicial
Os 27 chefes de Estado e de governo concordaram que a UE “trabalhará em estreita colaboração com os parceiros da região para proteger os civis, prestar assistência e facilitar o acesso a alimentos, água, cuidados médicos, combustível e abrigo“.
Além disso, a União Europeia fez um apelo ao Hamas, para que eles libertem imediatamente todos os reféns sem qualquer condição prévia. Os líderes reiteraram também da importância de garantir a proteção de todos os civis em todos os momentos, conforme o direito humanitário internacional.
“Pronto para contribuir para relançar um processo político com base na solução de dois Estados, inclusive por meio do Esforço do Dia da Paz”. Disse a UE.