Depois de alguns dias de normalidade, Manaus amanheceu novamente sob fumaça nesta quinta-feira (26). Com isso, a qualidade do ar voltou a ficar pouco saúdavel para grupos sensiveis em algumas zonas da cidade.
De acordo com o aplicativo Wordl Air Quality, que mede a qualidade do ar em tempo real, a área mais afetada no horário das 9h50 era o bairro do Crespo com 129 (IQA). Para o ar ser considerado “perigoso”, o IQA na plataforma deve atingir a média de 150.
Saiba mais:
VÍDEOS: Após três dias consecutivos de fumaça, chuva chega em Manaus
O painel de monitoramento, atualizado em tempo real, classifica a medição em seis categorias: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, pouco saudável, muito insalubre e perigosa.
Aplicativo World Air Quality às 09:50s
Durante a madrugada, o índice chegou a ficar “perigoso” nos bairros Petrópolis, Crespo, Coroado.
Nos últimos dias, o governo do Amazonas aumentou o número de brigadistas no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus. Além disso, a chuva tem amenizado a situação das queimadas em diversas zonas tanto de Manaus quanto no interior.
Na quarta-feira (11/10), a capital do Amazonas ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo. Durante três dias, uma nuvem cinzenta cobriu prédios a pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro.