Foi eleito, nesta quarta-feira (25), o deputado republicano, Mike Johnson, do estado de Luisiana, como o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos (EUA), com 220 votos contra os 209 do segundo colocado, o democrata Hakeem Jeffries.
O deputado foi indicado pelo Partido Republicano a vaga na terça (24), depois de Tom Emmer retirou sua candidatura. Johnson assume a liderança da Câmara três semanas após a histórica destituição de Kevin McCarthy.
O político foi eleito pela primeira vez para a Câmara em 2016 e atua como vice-presidente da Conferência Republicana da Câmara, bem como vice-presidente do Partido Republicano, uma função de liderança assistente.
Leia também:
Israel nega visto a integrante da ONU para ‘ensinar lição” após críticas
Polícia chinesa impede abate de mil gatos que seriam vendidos como carne de porco ou carneiro
O republicano que sempre apoiou abertamente o ex-presidente Donald Trump também apoiou apoiado uma ação movida na Suprema Corte norte-americana que contestava a eleição de Joe Biden.
O Partido Republicano, com 221 deputados contra 212 democratas na Casa, tentou eleger 3 deputados diferentes, antes de Johnson: Jim Jordan, Steve Scalise e Tom Emmer, que não conseguiram reunir apoio suficiente para ocupar o cargo.
*com informações CNN Brasil e Poder 360