As obras de um canteiro na comunidade de Saint-Pierre-de-Colombier, na França, para construção de um complexo religioso, se tornaram o palco de uma ação inusitada de uma freira que derrubou um manifestante e o jogou no chão. O vídeo (veja abaixo) viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (18).
De acordo com a emissora, os manifestantes afirmam que a obra pode acabar com uma planta típica protegida, a “mignonette de jacquin”. Já para a comunidade missionária de Saint-Pierre-de-Colombier, o projeto de expansão é importante para acolher mais peregrinos.
Histórico da obra
Em 2015, as obras foram apresentadas, porém, alguns moradores criticaram o projeto, e a licença de construção foi revogada.
Em fevereiro de 2018 foi apresentado novo alvará de construção. Os trabalhos começaram em maio de 2019, com previsão de duração de cinco a seis anos.
Em outubro de 2020, a prefeitura de Ardèche suspendeu as obras do complexo religioso da família missionária de Notre-Dame e pediu à congregação católica que fornecesse um estudo ambiental para mostrar que a biodiversidade não seria afetada.
A prefeitura deu luz verde à construção em novembro de 2022. Em 2023, os ativistas ambientais perderam várias ações legais que queriam impedir a retomada das obras.