A professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, será a subsecretária para a Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta, 19, e confirmada pelo Ministério da Casa Civil.
Tanara Laushner é engenheira elétrica, mestre em Ciência da Computação pela UFMG e doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela é professora da Ufam desde 2002.
Leia mais:
Queimadas: Sema e Bombeiros criam projeto para captar R$ 35 milhões do Fundo Amazônia
Ministério da Saúde anuncia R$ 233 milhões para municípios do AM atingidos pela seca
É também Diretora do Instituto de Computação/Ufam e conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), faz parte do Comitê Diretor do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e é co-Fundadora do Movimento Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI.
A criação da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia foi apresentada pela ministra Luciana Santos como uma das inovações da pasta no atual governo Lula. O objetivo da iniciativa é integrar e desenvolver a Amazônia, com foco na biotecnologia e na exploração sustentável da biodiversidade.
Há alguns meses, o nome do ex-deputado estadual e federal Eron Bezerra foi aventado como subsecretário, mas a nomeação não se confirmou.