Um vídeo divulgado neste último fim de semana, nas redes sociais, viralizou ao mostrar um homem enfrentando um canguru que tentava afogar seu cachorro pelo pescoço. O espisódio ocorreu na Austrália.
O homem foi identificado como Mick Moloney, um policial aposentado que, em entrevista ABC News Australia, contou que estava fazendo exercícios matinais quando percebeu que um de seus animais de estimação havia desaparecido. Pouco tempo após avistar o marsupial, notou que o cachorro tentava surgir da água com dificuldade de respirar.
No vídeo, divulgado Mick fala, ao ver o seu pet preso: “Vou dar um murro na sua cabeça, larga o meu cachorro!”.
O homem empurra o animal, que revidou o ataque e derrubou o celular na água. Quando a imagem volta o canguru aparece observando, em pé, o homem e já sem segurar o cachorro, que nadou para a margem do lago.
Instinto
Segundo as informações do especialista em comportamento de cangurus, Graeme Coulson, da Universidade de Melbourne, eles não são muito incomodados por predadores, além de humanos e dingos (é uma espécie de canídeo selvagem encontrado na Austrália) ocasionais.
“Existe um instinto muito forte, os cangurus vão para a água se forem ameaçados por um predador”, diz o especialista.
Como tática defensiva, um canguru maior muitas vezes levará seu perseguidor para a água onde, submerso até o peito, o tentará afogar a ameaça debaixo d’água.
Os cangurus são bons nadadores utilizam de sua cauda musculosa para equilíbrio ao pular, como se houvesse outro membro ao se mover. Eles nadam para evitar predadores e podem usar suas patas dianteiras para afogar perseguidores.
*Com informações CNN Brasil e EBS Blog