Dois suecos morreram em Bruxelas, capital da Bélgica, nesta segunda-feira (16), após um suposto ataque terrorista. O atentado ocorreu no momento em que a partida entre Bélgica e Suécia era realizada pelas eliminatórias da UEFA Euro Copa.
O suspeito foi identificado como Abdesalem Al Guilani. Ele publicou um vídeo nas redes sociais alegando ser o agressor e pertencer ao grupo Estado Islâmico. Nas imagens, o homem também afirma ter atirado em três vítimas, não em duas, como informou a polícia local.
Veja vídeo:
O momento do ataque também foi registrado em vídeo. Nas imagens é possível ver um homem de jaqueta laranja – da mesma cor que a roupa de Abdesalem Al Guilani no vídeo em que confessa o ataque – atirando contra os suecos.
Uma das vítimas ainda tenta se esconder em um prédio, mas é seguida pelo terrorista que entra no imóvel e a executa a sangue frio.
Veja vídeo do ataque (IMAGENS FORTES):
Partida suspensa
Por conta do atentado, os jogadores de ambos os países decidiram não voltar para o 2º tempo. O estafe da seleção sueca entrou em contato com a embaixada antes de tomar a decisão. Partida foi ao intervalo empatada em 1 x 1.
A UEFA disse em nota nas redes sociais:
“Na sequência de um alegado ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consulta às duas equipes e às autoridades policiais locais, que o jogo de qualificação para o Uefa Euro 2024 entre a Bélgica e a Suécia será abandonado. Outras comunicações serão feitas oportunamente”.
Após o ataque, o país elevou o alerta de terrorismo ao nível mais alto. O primeiro-ministro belga, enviou suas condolências ao premiê sueco.
O agressor ainda não foi capturado e segue a solta. A ministra belga do interior pediu aos moradores que se mantivessem em estado de alerta, pois foi acionado o nível 4 de ameaça antiterroristas. Um jornal local relatou que uma testemunha teria ouvido o atirador gritar “Deus é grande”, em árabe antes de abrir fogo.