No final da tarde desta segunda-feira (16), o Governo Brasileiro descartou a possibilidade de resgatar, por via aérea, os brasileiros que estão presos na Faixa de Gaza, por se tratar de uma operação muito arriscada.
“Tem que sair negociado”, disse o ministro da Defesa, José Múcio.
O ministro coordena junto ao Itamaraty a operação de repatriação dos brasileiros que estão presos em Israel e Gaza. O plano menos arriscado, é a retirada deles pela fronteira terrestre do Egito. O grupo está desde a semana passada aguardando autorização de Israel, do Egito e do Hamas para deixar o território.
Ao todo, 32 brasileiros encontram-se lá aguardando a diplomacia, eles estão divididos em grupos nas cidades de Rapah e Khan Yunis. Após a autorização para cruzar a fronteira, eles serão levados até Cairo, onde se encontram as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
Leia Mais:
Gaza está a beira de um colapso, segundo a OMS
Vídeo: Helicóptero colombiano cai em cima de casas e deixa 7 pessoas feridas
A operação do Governo Federal é chamada de Operação Voltando em Paz, e só nesta semana, já trouxe mais de 900 pessoas para o Brasil. O quinto voo chegou na madrugada de domingo para segunda-feira (16), tendo pousado no Rio de Janeiro com 215 passageiros.
*Com informações do Metrópoles