Em conversa que durou aproximadamente 30 minutos, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, dialogaram, na manhã desta segunda-feira (16), sobre as eleições planejadas para o próximo ano na Venezuela e os esclarecimentos a respeito das negociações em curso a oposição.
Segundo o Palácio do Planalto, os líderes trataram outros temas como as propostas para a retomada do pagamento da dívida bilateral do país vizinho com o Brasil e as tratativas do governo venezuelano com os Estados Unidos sobre as sanções econômicas impostas pelos norte-americanos.
Leia mais:
Lula conversa com presidentes do Egito e da Palestina para ajudar brasileiros em Gaza
Daniel Noboa vence eleições no Equador e direita se mantém o poder
No campo da economia, Lula demonstrou interesse em receber informações sobre iniciativas para facilitar o comércio na fronteira entre Brasil e Venezuela. Maduro se comprometeu a encaminhar sugestões nos próximos dias para lidar com as cargas brasileiras retidas no país vizinho.
Os dois presidentes também discutiram possibilidades de negociações em torno de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos. Esse instrumento representaria alternativa aos tradicionais acordos bilaterais de investimentos. A conversa também teve como pauta a possível retomada da parceria de exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil.