Dois homens foram presos na última sexta, 13, suspeitos de atear fogo em áreas de mata na Região Metropolitana de Manaus. Os casos foram registrados em Careiro Castanho e Rio Preto da Eva, de acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O primeiro caso foi registrado nas proximidades de Careiro Castanho, no quilômetro 32 da Rodovia AM-254 (Estrada de Autazes). Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) receberam informações da Sala de Comando e Controle Ambiental (SCCA) referentes a pontos críticos de incêndio nas proximidades do município.
Um homem de 25 anos foi preso no local, onde foram observados uma grande derrubada de área verde e focos de incêndio. Em posse do homem, foram encontrados uma motosserra, uma espingarda, um simulacro e quatro cartuchos de calibre 20. Junto com esses materiais, ele foi encaminhado à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro Castanho.
Leia mais:
Associação Amazonense de Pneumologia emite alerta sobre efeitos da fumaça na saúde
Fumaça intensa: Como se proteger e evitar doenças respiratórias
Já no segundo caso, em Rio Preto da Eva, um homem, de 52 anos, foi detido por policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) após denúncias da população. Ele estaria ateando fogo no terreno, produzindo bastante fumaça e causando risco à saúde dos vizinhos.
O incêndio foi apagado e o homem foi encaminhado ao 36º DIP.
Depois de três dias, a fumaça que cobria Manaus deu uma pequena trégua neste sábado, 14, devido à chuva que começou a cair. No entanto, vários bairros da cidade ainda apresentam qualidade do ar considerada como “péssima”.