Manaus amanheceu nesta sexta-feira (19) novamente encoberta por fumaça e registrou qualidade do ar “muito pouco saudável”, conforme os dados do aplicativo que mede a qualidade do ar internacional World’s Air Quality. A recomendação no momento é que, crianças, adultos e pessoas com doenças respiratórias, devem evitar todos os esforços ao ar livre.
Saiba mais:
Em meio a fumaça, caminhões-pipas resfriam vias de Manaus
Na capital amazonense, os bairros que estão mais afetados no momento são: Monte das Oliveiras, Tancredo Neves, Redenção, Compensa, Nova Esperança, Pwtrópolis, Mauzinho, Santo Agostinho, Coroado. Veja o quadro.
Nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas. Segundo dados do programa Queimadas, do INPE. A prefeitura de Manaus, fez algumas recomendações, entre elas:
– Deixar janelas fechadas
– Evitar contato direto com a fumaça
– Utilizar purificador de ar e ventiladores
– Hidrate-se com água
– Umidifique o ar com bacias com águas, toalhas e panos molhados.
Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade de Manaus está em estado de “mobilização”, o que significa que atualmente o município está no segundo nível, em uma escala de cinco, e que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade devido a essas queimadas. Já o Governo do Amazonas conta com ajuda ao Governo Federal para combater as queimadas.