32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Aeronave presidencial decola para resgate de brasileiros na Faixa de Gaza

Publicado em:

- Anúncio -

A aeronave presidencial, modelo VC-2, com capacidade para até 40 pessoas, decolou no final da tarde dessa quinta-feira (12), em Brasília, para uma operação de resgate de brasileiros que estão presos na Faixa de Gaza.

Essa é a primeira aeronave de uso particular do presidente da República a ser enviada para a região de conflito entre Israel e Hamas. Todas as outras aeronaves antes enviadas para resgates de brasileiros, são de uso da FAB (Força Aérea Brasileira).

O avião fará uma parada técnica em Cabo Verde, antes de chegar ao seu destino. O pouso final está previsto para às 11h (horário de Brasília) desta sexta-feira (13) em Roma, na Itália. O avião permanecerá na capital italiana até obter autorização para prosseguir ao Egito.


Leia mais:

Metade dos mortos na Faixa de Gaza são mulheres e crianças

União Europeia pressiona redes sociais a combater desinformação sobre conflitos



Apenas nesta quinta-feira, 22 brasileiros em Gaza já solicitaram repatriação, dentre eles, 13 estão abrigados em uma escola católica. O escritório de Representação do Brasil, na Cisjordânia, ainda aguarda a formação de um corredor humanitário, no território do Egito, para a retirada dos cidadãos.

Na tarde desta quinta, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o Planalto, em caráter de urgência, para discutir os resgates dos brasileiros.

Apesar de ter sido selecionado como apto para a missão, o avião presidencial não constou no cronograma inicial de voos disponibilizados pela Aeronáutica no início dessa semana. De acordo com a FAB, os aviões VC-2 são usados para transportes especiais, como foi no início da COVID-19, para repatriação de brasileiros na China.

Plano do Governo

O plano do Governo para a retirada dos brasileiros é, conduzi-los para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito, levando-os até a capitalCairo.

O governo brasileiro está focado no resgate dos civis brasileiros que estão nas áreas de conflito entre Israel e Palestina. A criação de corredores humanitários é a prioridade para que mais civis possam sair em segurança da região.” Disse o governo em uma rede social.

Essa etapa é importante para garantir a segurança durante o deslocamento até a fronteira e informar as autoridades egípcias, palestinas e israelenses, sobre o dia e horário da saída após esse trajeto.

Ao todo, segundo o Planalto, 494 brasileiros já foram resgatados, somando os voos de resgates que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento, todos feitos pela Força Aérea Brasileira.

*Por Marcela Donelli

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -