A fumaça que voltou a encobrir a capital amazonense, nesta quarta-feira (11), tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que foram levantados pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
De acordo com dados do Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados 50 focos de incêndio no município de Careiro e 26 em Careiro da Várzea
Ao todo, foram identificados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.
Leia também:
VÍDEOS: Fumaça deixa 10 bairros de Manaus com a qualidade do ar “perigoso” nesta quarta (11)
Manaus é o 2º pior lugar para se respirar no mundo
Além do municípios citados, Itacoatiara registrou 24 focos e Manacapuru 18 focos. Estes estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe.
Ainda segundo a Semmas, neste mesmo período, Manaus registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, rodovia que liga o Roraima e Amazonas, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.
*Com informações da assessoria