Uma grande parte de barranco do Porto Jauari, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, desabou na manhã desta quarta-feira (11). Logo após, pessoas que estavam no local foram retiradas pela Marinha do Brasil, que interditou o local.
As imagens do desabamento das terras foram gravadas pelo portal LCJ e por pessoas que passavam em frente ao local. Até o momento não há registros sobre feridos ou aos danos causados ao porto.
Saiba mais:
Sobe para 2 o número de mortos em deslizamento de barranco em Beruri
Com o desmoronamento do barranco, a rampa de acesso foi rompida parcialmente e é possível ver que ela ficou mais para o lado direito. Possivelmente comprometeu os pilares na parte de baixo.
Pessoas que estavam diretamente no local dizem que momentos antes do deslizamento houve redemoinhos na água e um banzeiro forte. Logo em seguida houve o deslizamento. Além da Marinha, o Corpo de Bombeiros também estava presente no local.
Inaugurado há cinco anos
O porto Antonio Nelson de Oliveira Neto em 2018. O valor da obra foi orçado em R$ 66 milhões. O local tem capacidade para receber navios de até 35 mil toneladas.
A rampa de concreto armado tem 128 metros de comprimento para atracação simultânea de duas balsas de médio a grande porte, além de um pátio de cargas de 13.950 m² para 5 mil contêineres e estacionamento para veículos, caminhões, carretas e bitrens.
O novo porto recebeu o nome do engenheiro itacoatiarense Antonio Nelson de Oliveira Neto. Ele fez o primeiro projeto de criação do terminal portuário na década de 80.
Veja o vídeo: