De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 2.073 queimadas nos primeiros oito dias de outubro deste ano. O número de focos de incêndios registrados somente nesses dias já supera o total registrado em outubro do ano passado.
Até o momento, Lábrea, Boca do Acre e Novo Aripuanã lideram o número de queimadas na Amazônia, em outubro. Lábrea tem 306 focos de calor até o domingo; Boca do Acre, 248; e Novo Aripuanã, 220. Os três municípios respondem por 37% dos focos de queimadas no estado.
Leia mais:
Queimadas: Wilson Lima diz que já foram aplicados mais de R$ 17 milhões em multas
VÍDEO: Veja Encontro das Águas antes e depois da seca
Em outubro de 2022 o estado registrou pouco mais de 1,5 mil focos de calor. Neste ano, só nos primeiros oito dias já são 2 mil. Só no domingo (8), o Inpe registrou 656 registros de incêndio.
O Amazonas no momento experimenta uma das maiores secas de sua história. Em agosto deste ano, foram registrados 5,4 mil focos de queimadas. Em setembro, o número subiu para cerca de 7 mil focos, o segundo pior mês de setembro desde 1998, quando o Inpe começou a fazer o monitoramento. Por causa da estiagem, o estado decretou situação de emergência ambiental no final de setembro.