25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Seca: Rio Preto da Eva começa a racionar água a partir desta terça (10)

Publicado em:

- Anúncio -

A prestadora de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto da Eva (SAAE), município na região metropolitana de Manaus eque fica distante 55,79 quilômetros distante da capital amazonense, anunciou que irá iniciar um racionamento de água a partir desta terça-feira (10). Todas as bombas da empresa serão desligadas entre 23h e 5h da manhã pelos próximos dois meses.

De acordo com a companhia, o procedimento será realizado porque os poços de onde se retira água para os munícipes estão bem abaixo do estoque, devido a estiagem que atinge os rios do Amazonas.

De acordo com o prefeito Anderson Sousa (União Brasil) os poços mais rasos são de 120 metros e ainda assim, estão tomados por lama, prejudicando a qualidade da água.


Leia também:

Rio Preto da Eva registra redução de 83% nos índices de homicídios


A SAAE de Rio Preto da Eva informou ainda por meio de nota que irá multar e fazer a imediata instalação de hidrômetro na casa de usuário que esteja desperdiçando água.

“Estas medidas são de extrema necessidade no momento que estamos passando, afim de resguardar nosso sistema de abastecimento de água, para que o mesmo não venha a sofrer um colapso. Portanto toda a população tem que ter consciência do momento difícil que estamos passando, evitar ao máximo o desperdício e reservar água quem por ventura não tenha caixa d’água.”, diz a nota .

 

Possível falta de energia

A um jornal local, o prefeito de Rio Preto da Eva Anderson Souza, que também é presidente da Associação Amazonense do Municípios (AAM), informou que a cidade pode sofrer com uma futura falta de energia, também por conta da estiagem. Anderson Souza disse que o dieesel é o principal combustível utilizado para alimentar termelétricas, a principal fonte de energia do estado.

“Estivemos em contato com a Amazonas Energia na última sexta-feira (6), porque existe risco de desabastecimento em algumas cidades. Vários prefeitos têm ligado, colocado pontualmente para associação que não há como chegar mais barcos para entregar combustível. E 90% dos municípios da nossa entidade utilizam termelétrica”, afirma Anderson, que é prefeito de Rio Preto da Eva.

A concessionária, Amazonas Energia, convocou uma coletiva nesta terça e informou que o desabastecimento não irá acontecer. O Diretor Técnico do Interior e Diretor de Relações Institucionais, Radyr Oliveira, afirmou que já tranquilizou o prefeito Anderson Souza sobre a situação dos municípios

“Ontem mesmo eu fiz uma ligação pro Anderson. Eu não tenho essa notícia e nenhum prefeito me procurou. Então os prefeitos que tiverem alguma dificuldade que nos procure. E com as informações necessários sobre a situação em seu municípios”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -