Yara Lins, esteve na Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas DG) na manhã desta sexta-feira (6) pra registrar queixa-crime. Segundo ela, em depoimento à imprensa, foi ofendida pelo conselheiro Ari Moutinho Jr. momentos antes da sessão do Tribunal do Pleno, antes das eleições que aconteceu na terça (3).
“Eu fui a ele e disse bom dia. E ele me disse: Bom dia nada! Safad@, p#t@, v#d1a’, disse Yara Lins a imprensa.
Informações obtidas pela reportagem sobre os bastidores das eleições dizem que Ary Moutinho Jr estava cotado para ser o próximo presidente do TCE-AM, sucedendo Érico Desterro, porém, uma mudança na lei orgânica sancionada pelo governador Wilson Lima mudou a lei orgânica da corte de contas.
Vídeo em que conselheira faz denúncia: @cynthiablink
Queixa-crime
A advogada Catharina Estrella também está atendendo a conselheira Yara Lins no caso. Ela esteve na Delegacia Geral onde foi prestada uma queixa-crime.
“Se verifica três crimes: Uma injúria causada, que ela foi xingada, no exercício da função, verifica-se também o crime de ameaça e uma tentativa de tráfico de influência.
Eleição
Na manhã de terça-feira (6), durante uma sessão do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, houve a eleição para escolher o presidente do Tribunal. A disputa envolveu os conselheiros Mario de Mello, Josué Neto, Luis Fabian, Júlio Pinheiro e Yara Lins dos Santos.
A cerimônia de posse dos dois conselheiros que liderarão o Tribunal nos próximos dois anos está programada para ocorrer até o dia 15 de dezembro, no auditório da Corte de Contas.
Com um total de 5 votos a favor da conselheira e 2 votos em branco, a eleição resultou na escolha de Yara Lins dos Santos, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente, para a presidência do Tribunal. O mesmo ocorreu com Fabian Barbosa, que foi eleito para o cargo de vice-presidente.