Em comemoração as celebrações dos 35 anos do Estado do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa (REPU) realizou na quarta-feira, 4, a entrega de 111 unidades habitacionais, que beneficiaram 132 famílias, no Jardim Taquari – em Palmas-TO. Essas habitações integram o Programa Pró-Moradia, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, cujo investimento total foi de aproximadamente R$ 6 milhões, demonstrando o compromisso do Governo em promover melhorias na habitação e infraestrutura para as famílias beneficiadas.
O governador ressaltou a felicidade em poder contribuir na realização do sonho de 132 famílias em ter suas próprias residências e poder criar sua família com dignidade.
“Hoje nós entregamos uma obra de alcance social enorme, que são essas unidades habitacionais para 132 famílias em Taquari. A casa própria é a dignidade de uma família. Quando nós entregamos uma casa nós sabemos que estamos acomodando ali uma família que vai ter os seus problemas diminuídos. E o nosso compromisso é continuar trabalhando para entregar mais unidades habitacionais pelo Estado e dar dignidade para mais famílias tocantinenses”, afirmou.
Também presente ao evento, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) agradeceu o convite do Governador e enfatizou a satisfação da parceria entre o Governo do Tocantins e a prefeitura de Palmas.
“Fico muito feliz por ver esse projeto realizado pelo Governo do Tocantins, que contemplou tantas famílias com a alegria de ter um lar, principalmente aqui no nosso querido Taquari. O nosso compromisso é trabalhar juntos pelo bem-estar da nossa população, e é isso que a prefeitura tem feito juntamente com o nosso governador Wanderlei Barbosa, que tanto tem feito por Palmas e pelo nosso Tocantins” declarou a prefeita Cinthia Ribeiro.
Ao todo, 132 famílias foram beneficiadas por esse programa, sendo que 21 unidades já haviam sido entregues pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd) no início deste ano. Agora, com a etapa final de entrega, mais 111 unidades foram disponibilizadas, proporcionando-lhes um lar digno. O programa não se limita à construção das moradias, abrangendo também a infraestrutura da localidade, como pavimentação, drenagem e sistema de iluminação, para garantir um ambiente adequado e seguro para os moradores.
Programa Pró-Moradia
O Programa Pró-Moradia, foi iniciado em 2008 e somente na atual gestão o projeto foi retomado e culminou na entrega dessas unidades, representando um marco significativo para a população tocantinense.
Uma característica fundamental do Programa Pró-Moradia é a preocupação em localizar as unidades habitacionais próximas a equipamentos sociais e serviços públicos básicos, como escolas, unidades de saúde, centros de referência de assistência social (CRAS) e mercados. Isso visa proporcionar maior comodidade e acesso facilitado a esses serviços essenciais para as famílias beneficiadas.