Nesta segunda-feira, 2/10, o nível do Rio Negro alcançou 15,29 metros, de acordo com medição do Porto de Manaus. Baseado neste número, o nível do rio está a 1,66 metros de alcançar a maior vazante já registrada, a marca da seca histórica de 13,63 metros, observada em 24/10/2010.
Só neste último fim de semana, o rio desceu 59 centímetros.
Caso este ritmo se mantenha, espera-se que o nível do rio Negro alcance a marca da seca histórica de 2010 ainda nesta semana.
Leia mais:
VÍDEO: Deslizamento em Beruri destrói casas e deixa mortos
VÍDEO: Moradores de Tefé filmam boto e peixes mortos em lago devido à seca
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Negro, em Manaus, continuou descendo de forma acentuada ao longo da última semana e “com discreta redução na recessão no registro mais recente”. Em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara (Santa Izabel do Rio Negro), foi observado que o rio apresentou recessão média diária de 5 cm.
Ainda segundo o boletim do CPRM, os rios Solimões e Amazonas estão apresentando descida acentuada.
A seca no Amazonas este ano está sendo acentuada pelo fenômeno climático El Niño, que promove aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico e acaba inibindo a formação de nuvens, reduzindo o volume de chuvas.
O programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da rede Onda Digital, gravou um vídeo impressionante mostrando a descida do rio Negro neste último final de semana. Veja abaixo: