O Governo Federal, em parceria com o Banco do Brasil (BB), pretende lançar um novo programa de financiamento com o objetivo de impulsionar o turismo no país, incentivando as viagens e a compra de passagens aéreas. A divulgação dessa iniciativa ocorreu essa semana, durante a abertura da 50ª edição da ABAV Expo, um evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, na cidade do Rio de Janeiro, conforme anunciado pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil).
Segundo o Ministro, o programa intitulado “Conheça o Brasil: Realiza”, oferecerá a possibilidade de financiar pacotes de viagem e bilhetes aéreos, permitindo o pagamento em até 60 parcelas mensais, com uma taxa de juros fixa de 1,79% ao mês. Conforme as informações fornecidas pelo Ministério do Turismo, os clientes que possuem contas no Banco do Brasil terão a oportunidade de financiar até R$ 20 mil para a aquisição de pacotes turísticos. Além disso, a primeira parcela vencerá em 60 dias, e há a opção de débito automático para as prestações subsequentes.
Adicionalmente, o ministro declarou que o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, que está sendo elaborado por seu ministério, será submetido ao presidente Lula nos próximos dias, delineando as projeções para o setor nos próximos cinco anos.
Conforme Sabino, a Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência das Nações Unidas (ONU), estabelecerá uma presença no Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
“A ONU passará a ter um escritório do seu braço de turismo para tratar sobre a política de turismo da Organização das Nações Unidas na América do Sul e no Caribe, e este escritório terá sede no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com o prefeito Eduardo Paes e com o governador do estado para que esse escritório possa ser inaugurado no dia 15 de dezembro”, disse o ministro
Leia também:
Turismo injeta mais de R$ 420 milhões na economia do AM
Sabino também mencionou outro programa da pasta, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a campanha “Conheça o Brasil: Voando”, que envolve um pacto com as empresas aéreas para o aumento da malha interna e a promoção de stopover, focado no turista estrangeiro, em dezembro.
O stopover é uma modalidade em que o turista com bilhetes com conexões poderá passar alguns dias no destino intermediário e depois seguir viagem normalmente. Esse intervalo para conhecer a cidade da conexão ficará a cargo de cada companhia aérea. Dessa forma, um estrangeiro a caminho do Rio com conexão em São Paulo poderá passar alguns dias na capital paulista antes de embarcar para a cidade maravilhosa.
Ele também falou de uma campanha de divulgação, que terá em ao menos 10% da frota das companhias aéreas plotagens (adesivos) com os atrativos brasileiros e mensagens de incentivo aos turistas, para fomentar destinos nacionais.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass.
Com informações de O Globo*