Com o nível das águas do Rio Negro batendo 15,88 metros, abaixo da cota de emergência, que é de 16 metros, o prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou nesta sexta-feira que a praia da Ponta Negra, na Zona Oesste de Manaus será interditada, no mais tardar, até segunda-feira (2).
“Eu te asseguro que, muito provavelmente, esse seja o último final de semana com a praia. Independente da cota do rio. Até pela segurança dos banhistas. Então, muito provavelmente, entre sábado e domingo. No mais tardar segunda-feira nós vamos interditar a praia para o banho. Para os banhistas”, disse o prefeito David Almeida.
Saiba mais:
Wilson Lima diz que decretará Estado de Emergência ainda hoje
A decisão é baseada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que rege se o nível da das águas atingir 16 metros, a praia deveria ser fechada por medidas de segurança.
Segundo especialistas, quando o rio baixa, surge buracos ou depressões, que são naturais devido à subida e descida das águas do rio. Em 2015, a praia foi interditada após o rio chega na cota de segurança mínima, de 16 metros. A Estiagem vem causando prejuízos as zonas ribeirinha e rural da cidade.
Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Estado, já são 19 municípios do Amazonas em emergência e 36 em situação de alerta.
Níveis do rio podem ser consultados na página do Porto de Manaus, clicando aqui