35.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Escolas particulares deverão reajustar mensalidades em 9% em 2024

Publicado em:

- Anúncio -

O site Melhor Escola, buscador de escolas no Brasil, apontou em levantamento que as mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024. O site chegou a esse dado por meio de questionário enviado a 979 escolas de praticamente todos os estados, exceto Roraima e Tocantins.

Há instituições que manterão o mesmo valor praticado este ano e há outras que informaram reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.


Leia mais:

Menino de 9 anos perde testículo após agressão em escola de Araguaína

Aleam aprova PL que proíbe linguagem neutra nas escolas; projeto causa polêmica


No reajuste das mensalidades escolares são levados em consideração índices inflacionários como o Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Além disso, também entram no cálculo acordos salariais firmados com sindicatos,  reajustes salariais tanto para os professores quanto para os demais funcionários, e investimentos feitos nas instituições de ensino. E o valor da anuidade não pode ser alterado ao longo de todo o ano letivo.

Não existe, por lei, um limite máximo para o aumento do custo das escolas particulares, de acordo com a Lei 9.870/1999, mas as escolas devem justificar os aumentos aos pais e responsáveis em planilha de custo. E pais ou responsáveis podem contestar caso julguem o valor do reajuste abusivo.

O diretor de Relações Institucionais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Igor Britto, orienta o seguinte aos pais:

“As escolas particulares e as faculdades têm que justificar o reajuste, têm que apresentar publicamente para o aluno e para a comunidade escolar uma planilha com o aumento da despesa. Não pode reajustar para ter mais lucro, tem que mostrar que teve aumento proporcional à despesa”.

Ele orienta que os responsáveis tentem um acordo amigável com as escolas e instituições. Caso não seja possível, podem recorrer ao Procon.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -