O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) formalizou um pedido de investigação contra a Prefeitura de Itacoatiara e o prefeito Mário Abrahim (Podemos) por suspeita de nepotismo ao empregar parentes no executivo municipal. A informação consta no Diário Oficial do TCE-AM da última quarta-feira (20) e vem de um pedido formalizado pelo vereador Arnold Lucas (PV).
O conteúdo possui um compilado de denúncias sobre empregos supostamente dados por Mário Abrahim para ao menos nove parentes na prefeitura de Itacoatiara. Entre os parentes apontados por Arnoud Lucas estão pessoas nomeadas diretamente pelo chefe do exectutivo e outras apontadas pelo vereador com atuantes mesmo sem nomeação.
Entre os parentes apontados no documento estão irmãos do prefeito e parentes da primeira dama, como tios e sobrinhos. No caso dos irmãos, Arnoud Lucas diz que um deles é contratado pela secretaria municipal de educação e um outro trabalha na secretaria de infraestrura do município sem nomeação.
Cristiany Costa Carvalho, primeira-dama do município, também foi nomeada pelo prefeito como secretária de assistência social do município. Todos os nomes apontados por Arnoud Lucas foram tirados do portal da transparência do município.
“Com intuito de averiguar as denúncias recebidas, busquei o Portal da
Transparência do Município” disse o vereador na petição.
O nepotismo designa a prática criminosa de favorecer parentes e pessoas próximas para a ocupação de cargos da administração pública. Quando confirmado isso pode gerar em um processo de improbidade administrativa.
Leia também:
Justiça do AM anula eleição da Câmara Municipal de Itacoatiara