O governador Wilson Lima (União Brasil) se reuniu, nesta segunda-feira (18), com representantes da BYD Auto, fabricantes de veículos elétricos que possuem uma fábrica de baterias no Polo Industrial de Manaus. O encontro faz parte da política para atrair novos investidores que utilizam energia limpa, especificamente para carros, caminhões e ônibus elétricos.
A BYD Auto é uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian, na China, e fundada em 2003. Atualmente, opera três fábricas no país, duas em Campinas (SP) e uma outra no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Leia mais:
Prefeitura de Manaus apresenta 1º ônibus elétrico da Região Norte
Participaram do encontro o diretor da empresa, Johnny Jiang; a supervisora de administração e RH, Caroline Contente; e a diretora de gestão de Tributos, Liza Ribeiro; diretor de Gestão de Suprimentos, Kleber Maia; além dos secretários estaduais de Fazenda, Alex Del Giglio; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa.
Em 2022, foi firmado um convênio de R$ 34,9 milhões entre o Governo do estado e a Prefeitura de Manaus para adquirir 12 ônibus elétricos, que serão empregados no transporte público da capital. Como são elétricos, os veículos adquiridos com o aporte do Estado não emitem poluentes atmosféricos. A BYD seria uma das possíveis parceiras na execução do convênio.
Sobre a iniciativa, Lima afirmou:
“A gente tem buscado atrair para o nosso estado investimentos que aliem inovação com sustentabilidade, é o caso da BYD que já realiza um trabalho no Brasil e no Amazonas”.