Já passa de mil o número de vítimas fatais do terremoto que atingiu o Marrocos nesta sexta, 8, por volta das 19h30 (de Brasília): Até a última atualização desta reportagem, são contabilizados 1.037 mortos e mais de 1.200 feridos (721 em estado crítico), de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.
Segundo o órgão, o número de vítimas deve aumentar ao longo deste sábado (9), já que os trabalhos de resgate — dificultados por bloqueios e obstruções nas estradas — ainda estão em curso.
Veja vídeos impressionantes do terremoto que foram postados nas redes sociais, abaixo:
650 mortos, assustador terremoto em #Morocco #Marrocos cenas de câmeras de segurança flagram o trágico dia no país. 😭 lamentável! pic.twitter.com/lYkrzxLu2e
— Rosana Fernandes (@rosanadaderio) September 9, 2023
🚨 URGENT
Les premières vidéos des dégâts du séisme commencent à être publiées ! 😥🇲🇦
— TFT MOROCCO (@TFT_Morocco) September 8, 2023
🔴 Le minaret de la Mosquée El Mojahidin à Marrakech s’est écrasé sur une pâtisserie et a causé deux blessés ! 🤕🇲🇦 pic.twitter.com/GkMeZiOx4l
— TFT MOROCCO (@TFT_Morocco) September 8, 2023
Leia mais:
Terremoto no Marrocos deixa mais de 800 mortos
Mortos em incêndios no Havaí já chegam a 93
Segundo o Itamaraty, não há notícia de brasileiros entre os mortos e feridos. Ainda assim, relatos de brasileiros que testemunharam a tragédia já aparecem nas redes sociais.
O terremoto atingiu magnitude 6,8 na escala Richter e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro ocorreu no alto das montanhas do Atlas, 70 km ao sul da cidade histórica de Marrakech, onde se concentra o maior número de mortos.
Líderes de vários países já se manifestaram sobre a tragédia e ofereceram ajuda ao Marrocos. Veja abaixo.
Emmanuel Macron, presidente da França:
“Estamos todos chocados após o terrível terremoto em Marrocos. A França está pronta para ajudar nas respostas de primeiros socorros”.
Vladimir Putin, presidente da Rússia:
“Por favor, aceite as minhas sinceras condolências pelas trágicas consequências do devastador terremoto nas regiões centrais do seu país. A Rússia partilha a preocupação e a tristeza do povo amigo de Marrocos. Por favor, transmita palavras de simpatia e apoio às famílias e amigos das vítimas, bem como deseja uma rápida recuperação a todos aqueles que sofreram como resultado deste desastre natural”.
Narendra Mori, primeiro-ministro da Índia:
“Rezamos para que todas as pessoas feridas melhorem rapidamente. Toda a comunidade mundial está com Marrocos neste momento difícil e estamos prontos para lhes prestar toda a assistência possível”.