A cidade de Manaus está enfrentando uma onda de calor muito forte nesses dias, mas piorou nesta terça-feira (5). Além de um forte cheiro de queimada, a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta para a população se proteger.
Saiba mais:
Semmas registrou 70 denúncias de queimadas urbanas em Manaus no 1º semestre
A fumaça chegou ainda de madrugada na zona Leste. Dona Maria Natividade, moradora do bairro Armando mendes, na zona leste da capital, disse que nunca viu algo parecido nesses dois anos morando em Manaus.
“Logo que acordei me deparei com cheiro forte de queimada. Quando fui no meu quintal, eu vi o céu com um fumaceiro. Logo imaginei, será que é algo aqui no bairro?Esperei o tempo passar um pouco e fui na parte de fora da residência e percebi que era em Manaus toda”, disse.
A Defesa Civil enviou um alerta à população informando a possibilidade de baixa umidade do ar na região de Manaus. Além disso, o alerta pede que o plano de contigência seja seguido e em casos de emergência, as pessoas devem ligar no 199 ou 193.
A fumaça pode ter sido causada por incêndios florestais. Uma alta concentração de CO2 (dióxido de carbono), que pode ter sido ocasionado por queimadas, foi registrada no sul do Amazonas, próximo ao município de Novo Aripuanã, na região do médio Madeira, e também na região do município de Apuí.
A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%, nesta terça-feira. A previsão para os próximos dias é de clima severo e calor excessivo com temperaturas que podem chegar a 38 graus e sensação térmica de 42 graus.
O calor excessivo pode trazer riscos para saúde como desidratação, insolação, problemas no aparelho respiratório, problemas de pele e pressão.
Veja o vídeo: